Promoção RC - Sony Music - Roger Waters

Live Evil
DEICIDE - Clash Club (SP)
Live Evil
DEICIDE - Fortaleza/CE
Live Evil
SAMSUNG BEST OF BLUES - Joe Satriani (SP)
Live Evil
EDU ARDANUY - Sesc Belenzinho (SP)
Live Evil
BR METAL - Brothers & Sisters of Metal (SP)
Live Evil
POP JAVALI - Espaço Som (SP)
Live Evil
ANIMALS AS LEADERS - Carioca Club (SP)
Live Evil
ODIN'S KRIEGER FEST 2017 - SP
Live Evil
VODU / HICSOS / TAKKEN (SP)
NOTURNALL
PIONEIRISMO À SERVIÇO DA MÚSICA E DOS FÃS
Próxima
São Paulo Trip! Qual desses shows você mais quer assistir?
The Who + The Cult + Alter Bridge
Bon Jovi + The Kills
Guns 'n' Roses + Alice Cooper
Aerosmith + Def Leppard
19 de Agosto 2017
RSS

17/07/2017
08:56 NOTURNALL



NOTURNALL: PIONEIRISMO À SERVIÇO DA MÚSICA E DOS FÃS
 
Por Leandro Nogueira Coppi / Fotos: Leandro Almeida
 
Quando o Noturnall está em pauta, uma coisa é certa: há novidades pintando na área. Atualmente, a maior delas é o lançamento de “9”, terceiro álbum de inéditas do grupo paulistano. E para promovê-lo, Thiago Bianchi (vocal), Léo Mancini (guitarra), Fernando Quesada (baixo), Junior Carelli (teclado) e Aquiles Priester (bateria) prepararam algo especial para os fãs, que foi a “Semana Cultural de Lançamento”. Trata-se de uma ação de marketing, realizada entre 10 a 16 de julho, em que foram englobados palestras e vídeo-aulas (gratuitas e online), ‘lives’, sorteios, apresentação da capa e da arte gráfica do novo material para download, e lançamento da loja virtual da banda e de algumas composições do disco. Além disso, no dia 13, em meio às comemorações do Dia Mundial do Rock, o Noturnall, de maneira exclusiva, lançou uma campanha beneficente através do videoclipe de uma de suas novas músicas, “Heart As One”.


 
Já na manhã do dia 14, os cinco músicos receberam a imprensa no auditório do EM&T (Escola de Música e Tecnologia), para uma longa coletiva, onde foi falado sobre todas as boas novas do Noturnall. O início foi dado com a exibição do mencionado videoclipe, que, conforme foi explicado pela banda, enquanto o You Tube existir gerará fundos – de acordo com o número de visualizações – que serão revertidos, integralmente, ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Na sequência, falaram, com muita naturalidade e bom humor, sobre assuntos como o relacionamento muitas vezes difícil entre eles, o retorno de Mancini após um tempo afastado, a saúde de Bianchi e o período conturbado e preocupante em que o vocalista esteve internado devido á uma pancreatite por conta do consumo de álcool, e também sobre o conceito de “9”.


 
Mas o tópico principal nesta coletiva girou em torno de tudo o que envolve o lançamento de “9”. O disco está chegando ao mercado através de um formato interessante e exclusivo, que é o DLP - sigla para Digital Long Play -, ou seja, um pendrive de 8Gb, estilizado em forma de moeda romana, que pode ser utilizado como chaveiro ou como cordão de pescoço. O produto vem encartado em embalagem de vinil e inclui não apenas o novo álbum, como também pôster e todo o material anteriormente lançado pelo Noturnall: DVD, clipes, os dois álbuns – “Noturnall” (2014) e “Back to Fuck You Up” (2015) – e muito mais. Essa ideia pioneira do grupo resultou em um produto bastante prático e compacto, que pôde ser concretizado graças à parceria com a empresa Edifier, que cuidará também da produção de fones de ouvido personalizados com a marca Noturnall (confira os produtos na loja virtual: http://www.lojaedifier.com.br/noturnall-band.html). E em meio aos novos lançamentos, haverá também um videogame retrô e um aplicativo para streaming contendo todas as músicas do Noturnall.


 
Outro ponto importante que a banda fez questão de falar foi sobre a aproximação que tem tido com seus fãs. E para que o relacionamento entre ambas as partes seja ainda mais estreito, foi criado um grupo no Facebook em que tudo é debatido, perguntado e esclarecido com seus seguidores, que podem até sugerir à banda o que ela pode fazer para melhorar em seus produtos, ideias e ações. Inclusive, quem ingressou no grupo durante a “Semana Cultural de Lançamento” recebeu por e-mail link para download de “9”, podendo conferi-lo em primeira mão.
 
A aplicação desse ‘Inbound Marketing’ na música, o qual o produto é fornecido gratuitamente aos fãs, possibilitando-os a, possivelmente, espalhá-lo para outras pessoas que, consequentemente, poderão igualmente se interessar em adquirir o material físico, gerando retorno lucrativo ao artista, já havia sido praticado por Carelli e por Quesada no projeto A.N.I.E., quando do lançamento do álbum de estreia, “Acoustic Natural Intense Experience”. Assim sendo, os dois foram os que mais comentaram com propriedade a respeito. Ambos também apresentaram números, dados e estatísticas importantes e precisos acerca de como a música é consumida hoje em dia pelo público que utiliza das plataformas que conhecemos.

]
 
Priester, que já atuou em empresa como gestor de marketing e há muitos anos vem pondo em prática todo o seu conhecimento a favor de sua carreira como músico, que tem se expandido além do Brasil - ainda mais agora morando nos Estados Unidos -, ilustrou: “É assim que uma grande empresa trabalha: com conceito, entendendo o seu mercado, criando estratégias pra chegar até seu público e fidelizando-o”, afirmou. “É assim que a gente vê a música. É assim que imaginamos desde o início como a banda deveria se mostrar”, revelou. “O que estamos fazendo com o lançamento desse disco é algo que ficará na história do metal nacional pra sempre, pois nunca ninguém fez isso. É importante pro mercado, pra cena, para as novas bandas e principalmente pro que vai acontecer na mídia e na música no Brasil a partir deste lançamento”, carimbou.
 
Uma coisa é certa, em tempos em que a música virtual assumiu o topo da montanha na indústria fonográfica, com as plataformas digitais tomando o lugar das prensagens, e muitos artistas procurando formas de monetizar a sua música e tentando fazê-la chegar aos fãs da forma mais instigante possível, o Noturnall mostra seu empreendedorismo ao buscar soluções que andam lado a lado com os novos tempos, mas sem esquecer-se daqueles que ainda curtem ter algum tipo de material físico em sua coleção. Ponto para a banda e gol do Brasil!

Roadie Crew copyrights © 2011 - All Rights Reserved - Todos os Direitos Reservados - Melhor visualizado em 1024x768